Tradutor

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Geração Cara Pintada


Nos dias de hoje, o jovem tem uma grande força e importância na hora de uma decisão politica e nem sabe disso. Mas na maioria dos casos, o jovem nem mesmo sabe como funciona os três poderes existentes no Brasil, e  como poder votar na pessoa correta sem antes conhecer o trabalho do mesmo?



Para isso mostrarei hoje como funciona os três poderes do Brasil:

Poder Legislativo: Legislar significa ordenar ou preceituar por lei, fazer leis. Além dessa função, compete também ao poder legislativo fiscalizar o Poder Executivo e julgá-lo se necessário, além de julgar também os seus próprios membros. O Poder Legislativo  deve ser composto pelos legisladores, ou seja, os homens que elaboram as leis que regulam o Estado e que devem ser obedecidas pelos cidadãos e pelas organizações públicas ou empresas. Em países presidencialistas ou em monarquias, o Poder Legislativo é composto pelo congresso, o parlamento e as assembleias ou câmaras, já em regimes ditatoriais, o próprio ditador exerce esse poder ou nomeia uma câmara legislativa para isso. Como: Senadores, Deputados Federais e Estaduais e Vereadores.

Poder Executivo tem a função de executar as leis já existentes e de implementar novas leis segundo a necessidade do Estado e do povo. O Poder executivo é organizado em três esferas, as quais são lideradas por um representante. A esfera federal, a qual é representada pelo Presidente da República; a esfera estadual, representada pelo Governador; e a esfera municipal que é representada pelo Prefeito. Em caso de algum impedimento, esses representantes são substituídos pelo vice-presidente ou os ministros de estado, vice-governador ou secretários de estado e vice-prefeito ou secretários municipais.

Poder Judiciário: Os órgãos que são responsáveis pelo funcionamento do Poder Judiciário são o Supremo Tribunal Federal, o Superior Tribunal de Justiça, os Tribunais Regionais Federais nos quais se encontram os Juízes Federais, os Tribunais do Trabalho nos quais se encontram os Juízes do Trabalho, os Tribunais Eleitorais onde estão os Juízes Eleitorais, os Tribunais Militares nos quais se encontram os Juízes Militares e os Tribunais dos Estados juntamente com o Tribunal do Distrito Federal nos quais se encontram os Juízes dos Estados. No que diz respeito às eleições, o Tribunal Superior Eleitoral tem a função de acompanhar a legislação eleitoral juntamente com os Tribunais Regionais Eleitorais. Sua sede fica na capital federal e é encarregado de expedir instruções para a execução da lei que rege o processo eleitoral. Dessa maneira assegura a organização das eleições e o exercício dos direitos políticos da população.

Isso é apenas resumo para que vocês possam entender a função dos políticos e o que existe em volta deles.

Nunca vote somente por voltar, saiba que seu voto faz uma grande diferença, pode ser mais, um.. mas, esse mais um pode decidir uma eleição e decidir como será a cidade nos 4 anos em diante!!!

Por exemplo o movimento estudantil “Caras-pintadas”, tiveram tanta força que forçaram ao presidente na época, Fernando Collor de Melo a renunciar ao cargo. Mas por que? Por que, 1º, o presidente, segundo eles era corrupto;2º eles sabiam dos seus direitos, por isso foram para a rua lutar e conseguir o que queriam.

Caro jovem, nessas eleições procurem saber sobre seu candidato, como: histórico politico e porque não, sobre sua vida, vasculha mesmo, pois ele te representará no Legislativo ou no Executivo. Lembre-se: um mal vereador/prefeito, pode trazer desgraça para cidade durante 4 anos! Pense nisso!

______________________________________________________
Referências: http://www.infoescola.com/direito/poder-executivo/
                   http://www.infoescola.com/direito/poder-legislativo/
                   http://www.infoescola.com/direito/poder-judiciario/
                   http://pt.wikipedia.org/wiki/Caras-pintadas

Nenhum comentário: